INTERNET FUNCIONA COMO UM RASTILHO DE PÓLVORA VIRTUAL
por Aluízio Amorim
No último sábado aqui em Florianópolis pude testemunhar in loco o movimento de protesto pela ética na política e contra a corrupção organizado pelas comunidades Grande Vaia e Fora Lula alojadas no Orkut. Trata-se de manifestação sem vinculação a qualquer partido político. E o fato curioso é que todos esses eventos são organizados basicamente através de internet, sobretudo a partir das várias comunidades do Orkut e com o apoio de blogs independentes.
No último sábado, aqui em Florianópolis, pela primeira vez, aconteceu um dessas manifestações na movimentada Av. Beira Mar, mobilizadas pela comunidade Fora Lula, do Orkut, que já conta com cerca de 200 mil participantes e pelo Movimento Grande Vaia, criado a partir da sonora vaia que Lula recebeu no Maracanã, por ocasião da abertura do PAN, e que já tem uma página na internet e também se articula através do Orkut, dos blogs e do YouTube.
Esses movimentos por enquanto não reúnem grande número de pessoas nas ruas, mas envolvem milhares de pessoas no âmbito da internet! Além das páginas do Orkut com debates e convocações, no site YouTube há dezenas de vídeos registrando esses acontecimentos em diversas capitais do país. Experimente ir até lá e digitar "grande vaia" ou "fora Lula" dê um enter e veja uma torrente de vídeos que aparece.
No último sábado fui à Av. Beira Mar, aqui em Florianópolis, quando tive um contato direto com o pessoal que coordena o movimento Fora Lula, do Orkut e também com o grupo Grande Vaia. Pude constatar que em sua maioria são jovens, muitos estudantes, gente esclarecida, educada e ordeira.
Tudo completamente diferente de todos os movimentos de rua que já pude testemunhar na condição de profissional do jornalismo. Nada se compara com o que está acontecendo atualmente no Brasil. É algo completamente novo, surgido de uma nova geração que praticamente já nasceu com o computador e a internet e que desenvolve uma rede de relacionamentos impressionante!
Neste sábado, provavelmente tenha postado em primeira mão as fotos de protesto aqui em Florianópolis em meu blog. Em questão de minutos a postagem espalhou-se pelo Orkut indo parar, inclusive, o site do jornalista Cláudio Humberto, que deu a notícia com as fotos e o link para o meu blog. Pude acompanhar a reação quando, através do Site Meter (monitor de entradas do blog), o blog registrou durante toda a noite e madrugada centenas de entradas a partir do Orkut.
Foi como acender um rastilho de pólvora. Os acessos ao blog não se limitaram aos internautas brasileiros, mas também dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Canadá, além de outros países. Todos esses acessos, ou pelo menos a maioria, foram provenientes do Orkut. Ainda nesta quarta-feira o blog continuou bombando, sendo acessado por dezenas de internautas a partir do Orkut.
Mesmo que os jornalistas da grande mídia ataquem, minimizem, desprezem e escamoteiem informações a respeito, a internet se encarrega de furá-los. Há cerca de 60 milhões de usuários do Orkut! Milhares de blogs independentes. Há toda uma gama de fatos a indicar que esses movimentos de protesto tendem a crescer de forma espantosa na medida em que se universaliza o uso do computador. No ano que vem haverá eleições e o impacto da internet será muito maior do que aquele registrado no último pleito.
Enganam-se aqueles que pretendem dimensionar esses movimentos pela ética na política e contra o governo Lula pelo número de pessoas que vão às ruas. Como afirmei, a internet é como um rastilho de pólvora. Em minutos e até mesmo segundos, milhares de pessoas em qualquer parte do Brasil e do mundo estão trocando informações e debatendo sobre um evento que pode ter reunido apenas meia dúzia de pessoas numa das ruas "deste país".
O impacto da tecnologia na esfera da política está apenas no começo. Portanto, tremam petralhas!
http://oquepensaaluizio.zip.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário