terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Chávez chama Lula de "xeque do Amazonas".

Em brincadeira, Chávez chama Lula de "xeque do Amazonas"

da Folha Online
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo (9) que Luiz Inácio Lula da Silva "tem muito dinheiro" e é "o xeque do Amazonas", se referindo à descoberta de reservas petrolíferas "gigantescas".

Os comentários, em tom de brincadeira, foram feitos durante a assinatura da ata de fundação do Banco do Sul, em Buenos Aires.

Em seu discurso, o governante venezuelano ressaltou os bilhões de dólares que os bancos centrais dos países sul-americanos têm e que em sua opinião deveriam ser voltados para a nova entidade regional.

Após calcular que as reservas monetárias do Brasil chegam a cerca de US$ 200 bilhões, brincou que Lula "tem muito dinheiro", o que o presidente brasileiro respondeu com um sorriso.

Chávez destacou que o Brasil "acaba de encontrar reservas petrolíferas gigantescas" graças à Petrobras, que "investiu muito" na busca por novas jazidas de hidrocarbonetos.

Lula "é o xeque do Amazonas", assinalou Chávez, antes de lamentar que o afundamento "de uma plataforma" de prospecção no mar fez com que a Petrobras sofresse "um atraso de 10 anos" na busca por novas jazidas.

Integração energética

O presidente da Venezuela, que tem as maiores reservas de hidrocarbonetos da América do Sul, defendeu ainda a "integração energética" da região.

Chávez concordou com o presidente do Equador, Rafael Correa, que é preciso repatriar "o dinheiro que é dos povos" sul-americanos, em referência aos fundos públicos colocados "nos bancos do norte".

O Banco do Sul "era impensável há dez anos" e "faz parte do conjunto de idéias de independência" que a região "tinha há 200 anos", afirmou.

A opinião também foi compartilhada por Lula, o qual afirmou que a criação do Banco do Sul é "decisiva" para a integração da América do Sul e para a maior "independência" financeira da região.

Internacional

Impulsionado em 2006 por Venezuela e Argentina, este será o "primeiro banco internacional controlado por países do continente", ressaltou o presidente brasileiro.

Lula alertou que o sucesso do banco dependerá da sua administração. Para o presidente Lula a relação entre o Brasil e a Argentina, atualmente é a melhor possível e relação do país com a América do Sul está num de seus melhores momentos.

Na assinatura da ata de fundação do Banco do Sul também participaram o presidente argentino Néstor Kirchner e sua mulher, a presidente eleita Cristina Kirchner, junto aos chefes de Estado Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Nicanor Duarte (Paraguai).

Os seis países representados mais o Uruguai integrarão esta entidade financeira que tem busca se tornar em uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial para o financiamento regional e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a integração.

O presidente uruguaio Tabaré Vazquez assinará o documento do Banco do Sul nesta segunda-feira (10).

Com Efe e France Presse

Nenhum comentário: