segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Homenagem a um brasileiro honesto e trabalhador, hoje com 104 anos!



Sylvio Vianna Freire,
professor, 104 anos

"Não posso deixar o corpo e o cérebro parados"

Três vezes por semana, Sylvio Vianna Freire, 104 anos, ruma com seu motorista para a sede da Sociedade Propagadora de Belas Artes, órgão responsável pela administração do Liceu de Artes e Ofícios e da Faculdade Béthencourt da Silva. Lá, reúne-se com funcionários, sugere novos cursos e dita cartas reivindicatórias.

-"Gosto de ficar a par de tudo", diz ele, presidente da entidade há 62 anos.

Formado em direito e contabilidade, Sylvio encantou-se pelo ensino. Não dá mais aulas de história da civilização ou economia política como outrora, mas mantém pulso firme à frente das instituições, que reúnem mais de 1 000 alunos.

Na tarefa da dupla gestão, o professor conta com a ajuda em tempo integral das duas filhas: uma é vice-presidente do Liceu e a outra dirige a faculdade.

Sylvio tem mais três filhos, dez netos e onze bisnetos.

O diploma de advogado foi usado pouco tempo atrás. Aos 98 anos, esteve na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio como representante da SPBA – e ganhou a causa. Ele caminha meia hora diariamente, de preferência nos jardins do Palácio do Catete.

Antes de voltar para casa, costuma passar pelo Clube da Boa Leitura, no Flamengo, onde pega livros gravados em fita cassete, uma vez que a vista cansada dificulta a leitura.

-"Não posso deixar o corpo e o cérebro parados."

Revista Veja Rio

05 se setembro de 2007

Esse brasileiro é avô da Malu, amiga e membro da nossa comunidade.

Parabéns Malu, pelo avô maravilhoso que vc tem!

http://veja.abril.com.br/vejarj/050907/capa.html

Nenhum comentário: