segunda-feira, 10 de setembro de 2007

PSOL CONTRA RENAN

PSOL faz manifestação em frente ao Congresso pela cassação de Renan

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília










Parlamentares e militantes do PSOL realizam na noite desta terça-feira protesto no gramado em frente ao Congresso Nacional para defender a cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Com velas acesas, que juntas formam a inscrição "Fora Renan", o partido espera convencer parlamentares indecisos a aprovarem o pedido de cassação do peemedebista.

O partido promete fazer, amanhã, outro protesto na defesa da cassação de Renan. "Chamamos vários deputados para acompanharem a sessão. Se formos barrados, vamos fazer um ato pelo voto aberto no parlamento", disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
Deputados da chamada terceira via ingressaram com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir que tenham acesso ao plenário do Senado na votação do processo contra Renan. O regimento interno do Senado determina que a sessão seja secreta, mas os deputados argumentam que, como Renan é presidente do Congresso Nacional (Câmara e Senado), têm direito a participar da sessão.
Na opinião de Alencar, a cassação de Renan deve ser aprovada como resposta às denúncias que arranharam a imagem da Casa. "Vamos ficar atentos na porta do plenário para entrar. O Renan é o presidente do Congresso, o destino dele é uma questão política que nos afeta", disse.
Apesar do protesto anunciado do PSOL, a segurança nas dependências do Senado será reforçada nesta quarta-feira. A Polícia Legislativa pretende limitar o ingresso na Casa para evitar tumultos nos arredores do plenário --onde os senadores estarão reunidos secretamente para definir o destino político de Renan.

Nenhum comentário: